Prefácio do Prof. Dr. Sidnei A. Beneti ao livro DIREITO CIVIL – TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL, Vol. 1, do Prof. Dr. Giuseppe Pietro Buono Nardella-Dellova
Pietro Nardella-Dellova é um talento que se apresenta sob aspectos, formas e modos diversos, nutrido por espírito irrequieto. Destacou-se desde o Bacharelado não só como excelente estudante, mas também como sensível Poeta. Inesquecível o lançamento do seu primeiro livro de poesia, “Amo”, numa festa refinada de admiração, a semear elevada cultura na Faculdade de Direito.
Incansável e criativo, acumula cultura de áreas tão diversas como a jurídica, a histórica, a filosófica e a religiosa. Une a todas o mesmo sentimento da busca do bem. Presta serviço de relevo à Justiça na ordem jurídica, cujos valores fundamentais trabalha com o sentimento de paladino das melhores causas em prol da vida do ser humano em sociedade.
O presente livro é uma síntese do admirável grande ser humano que o produz.
Localizando o Direito Civil nas bases fundamentais do Direito Constitucional, o autor repassa institutos básicos das relações humanas. Destaca os institutos fundamentais relativos às pessoas, bens e fatos jurídicos, adequando-os aos superiores valores humanos.
O Código Civil detalha a Constituição da vida comum em sociedade, com preceitos que se espraiam e servem de arrimo a todos os ramos do Direito. A Constituição, por sua vez, pauta os grandes valores de uma sociedade justa. Essa é a percepção fundamental do Direito Civil Constitucional do Prof. Dr. Pietro Nardella-Dellova.
Generoso, adorna-a com o conhecimento haurido na alargada dimensão da grande cultura pessoal.
Livro de agradável leitura, ante o domínio da escrita pelo autor, constitui obra que se recomenda a todo o meio jurídico — estudantes e profissionais — que nele encontrarão críticas e sugestões de grande utilidade doutrinária e prática.
Sou muito honrado em prefaciar este excelente trabalho do muito destacado Prof. Giuseppe Pietro Buono Nardella-Dellova.
Prof. Dr. Sidnei Agostinho Beneti
Ministro do STJ — Superior Tribunal de Justiça Aposentado; Ex-Juiz e Desembargador do TJSP — Tribunal de Justiça de São Paulo; Professor Titular Emérito da Faculdade de Direito de SBC. Livre-Docente e Doutor pela Faculdade de Direito da USP; Pesquisador visitante do Max-Planck-Institut (Direito Privado Internacional); Foi Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura e atuou na Escola Paulista da Magistratura; Presidente Honorário e ex-Presidente da União Internacional de Magistrados — UIM (Roma).