A mídia árabe informou que esta manhã Israel atacou com um UAV um veículo que viajava perto da cidade de Naqura, no sul do Líbano, matando seus três ocupantes. Segundo o jornal libanês Al-Akhbar, este é o primeiro ataque na estrada entre as cidades costeiras de Naqura e Tzur, que também é utilizado pela UNIFIL.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que espera que Israel e o Hamas cheguem a um cessar-fogo até o Ramadã, mas segundo ele “ainda não chegamos lá”. Biden referiu-se à sua declaração de ontem de que os EUA iriam lançar carregamentos de alimentos para a Faixa de Gaza, dizendo que ele “não tinha certeza de quando será o primeiro embarque aéreo”. O presidente acrescentou ter certeza de que Israel investigará o incidente ocorrido na quinta-feira no norte da Faixa de Gaza, no qual foram mortas dezenas de palestinos que atacaram caminhões de ajuda humanitária.
A ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, exigiu que Israel desse respostas sobre o incidente ocorrido na quinta-feira no norte da Faixa de Gaza, no qual dezenas de pessoas foram mortas enquanto tentavam chegar a caminhões de ajuda humanitária. Baerbock apelou às FDI para “explicarem completamente” o incidente e apelou por um cessar-fogo e à introdução de ajuda humanitária. “As pessoas em Gaza estão mais perto da morte do que da vida”, escreveu ela nas redes sociais.
O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que o seu país vai lançar carregamentos de alimentos pelo ar para os residentes da Faixa de Gaza. Segundo ele, a ajuda humanitária que agora entra na Faixa “não é suficiente e não chega perto disso”. Faremos tudo o que pudermos para levar mais ajuda a Gaza.” Biden também acrescentou que os EUA estão tentando conseguir um cessar-fogo imediato que permitiria a introdução de mais ajuda.
O Irã anunciou que um conselheiro militar da Guarda Revolucionária é um dos três mortos num ataque atribuído a Israel na cidade de Banias, no oeste da Síria. Segundo a agência de notícias oficial iraniana IRNA, o falecido é Reza Zarei, que serviu na marinha da Guarda Revolucionária e estava destacado na Síria como conselheiro.
Os comandantes militares dos EUA disseram na sexta-feira que conduziram um ataque contra um míssil terra-ar Houthi apoiado pelo Irã que estava pronto para ser lançado no Iêmen. O Comando Central dos EUA disse no X que na sexta-feira os Houthis lançaram um míssil balístico antinavio no Mar Vermelho vindo do Iêmen.
A Comissão Europeia pagará 50 milhões de euros (54 milhões de dólares) à sitiada agência da ONU para os refugiados palestinos (UNRWA), mas reterá 32 milhões de euros enquanto lida com as alegações israelenses de que 12 funcionários participaram dos ataques de 7 de outubro contra Israel. Num anúncio feito na sexta-feira, o órgão executivo da União Europeia também disse que aumentaria a ajuda global aos palestinianos em 68 milhões de euros este ano para ajudar os civis que enfrentam “condições terríveis” na guerra entre Israel e o Hamas em Gaza.