O ministro Amichai Shikli e os membros do Knesset Moshe Saada e Dan Iloz do partido Likud apelaram ao primeiro-ministro Binyamin Netanyahu com a exigência de aprovar como ordem temporária a lei de recrutamento, que será válida por apenas um ano. O projeto de lei inclui a extensão do serviço obrigatório nas FDI para soldados combatentes, bem como a extensão do serviço de reserva para todos os veteranos militares.
Começaram os trabalhos para o estabelecimento do assentamento temporário onde os residentes do Kibutz Bari viverão, em terras do Kibutz Hatzerim, no Negev. O anúncio foi feito pela direção da Takuma, responsável pela reabilitação dos assentamentos que foram danificados no ataque de 7 de Outubro. O kibutz temporário que será construído se estenderá por uma área de 200 dunams, onde serão construídas cerca de 250 unidades habitacionais, e sua construção deverá durar vários meses. “O kibutz temporário de Bari foi cuidadosamente planejado pela diretoria da Takuma em parceria com a comunidade de Bari e o conselho, a fim de ser o mais semelhante possível ao kibutz original ao qual a comunidade de Bari aspira retornar em breve”, disse o anúncio.
Uma fonte estrangeira a par das negociações para o acordo de libertação dos reféns disse que “é seguro dizer que houve algum progresso” nos últimos dias. Segundo ele, os contatos foram construtivos e há otimismo entre os negociadores quanto à capacidade de consolidação do negócio.
Embora os ministros do gabinete de guerra tenham concordado que o documento de entendimento elaborado pelo Hamas não pode ser utilizado como base para um acordo, o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu decidiu ontem que a delegação israelita irá às conversações no Egito. Israel preferiu enviar uma equipe liderada pelo chefe da Mossad, David Barnea, em vez de boicotar a reunião no Cairo. Desde que o Hamas mudou a sua posição, Barnea tem tentado formular novas orientações que tentarão preencher as lacunas entre as partes.
Espera-se que o Senado dos EUA vote hoje um pacote de ajuda para a Ucrânia, Israel e Taiwan, totalizando US$ 95,34 bilhões. Em uma votação realizada esta noite no Senado, 66 senadores, incluindo 17 republicanos, votaram a favor de levar o pacote de ajuda para uma votação final, após horas de discussões e uma obstrução liderada por vários republicanos. O limite necessário para aprovação era de 60 votos.
O porta-voz das FDI anunciou que três reservistas foram mortos ontem no sul da Faixa de Gaza pela explosão de um dispositivo explosivo no prédio onde estavam, a leste de Khan Yunis. Os mortos são o tenente-coronel Nathaniel Yaakov Alkoubi , 36 anos, de Haifa, comandante do Batalhão 630; Major Yair Cohen , 30 anos de Ramat Gan, comandante interino de companhia no Batalhão 630; e Sargento Sargento Ziv Chen , 27 anos de Kfar Saba, combatente do Batalhão 630. Dois outros reservistas do batalhão foram gravemente feridos pelo dispositivo explosivo.