A polícia anunciou que o sargento Ran Gueli, de 24 anos, policial do YSM no distrito do Negev que até agora era considerado sequestrado, foi morto no dia 7 de outubro e seu corpo está retido na Faixa de Gaza. Uma comissão que se reuniu ontem com a participação de representantes do Ministério da Saúde, oficiais de inteligência, representantes da polícia e do Ministério de Assuntos Religiosos e do Rabino Chefe de Israel determinou, com base nas conclusões que lhe foram apresentadas, que Goyili realmente morreu. Segundo a polícia, 61 polícias foram mortos em 7 de Outubro, 136 raptados estão detidos em Gaza, 31 dos quais são considerados mortos.
O embaixador do Irã nas Nações Unidas, Amir Saeed Irvani, advertiu que Teerã responderia de forma decisiva a um ataque contra o país, informou a imprensa iraniana. De acordo com o relatório, o Irã responderá a qualquer ataque aos seus interesses ou aos seus cidadãos para além da sua fronteira.
Três soldados morreram ontem (terça-feira) em combates na Faixa de Gaza. O major Netzer Simchi, um combatente de blindado de 30 anos do assentamento de Masad, oficial do 87º Batalhão da Brigada de Ataque, foi morto em uma batalha no norte da Faixa de Gaza. O sargento sênior Yuval Nir, combatente do 6.646º batalhão de patrulha, 43 anos do assentamento Kfar Etzion, e o capitão Gabriel Shani, comandante de equipe do mesmo batalhão, 28 anos do assentamento Ali, foram mortos na batalha no sul da Faixa de Gaza. Na batalha onde Shani e Nir caíram, dois soldados da reserva do mesmo batalhão ficaram gravemente feridos. No centro da faixa, um combatente de uma patrulha pára-quedista ficou ferido e um combatente do Batalhão Shaked da Brigada Givati foi gravemente ferido em uma batalha no norte da Faixa de Gaza.
O primeiro-ministro do Qatar, Muhammad al-Thani, disse numa entrevista à rede Fox News que “estamos numa situação melhor do que estávamos há algumas semanas. No fim de semana tivemos uma reunião em que discutimos uma proposta sobre um quadro que poderia ser um ponto de partida para negociações.” Segundo ele, “chegamos a um acordo com Israel para aceitar esta estrutura como ponto de partida. Mas ainda precisamos desenvolver e discutir os detalhes com o Hamas para chegar a um acordo”. E A-Thani acrescentou: “O processo ainda está no início e precisa de mais tempo”. Quando questionado se os relatos de que a primeira fase do acordo incluirá a libertação de entre trinta e quarenta crianças, mulheres, adultos e doentes, A-Thani respondeu que “os números ainda não foram determinados… mas na primeira fase estamos falando de mulheres, adultos e doentes.”
As famílias dos reféns americanos detidos na Faixa de Gaza reuniram-se esta noite com o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan. Na reunião, as famílias dos sequestrados agradeceram a Sullivan pelo envolvimento do governo na negociação do acordo para a libertação dos sequestrados. Sullivan atualizou os participantes da reunião sobre os esforços para chegar a um acordo feitos na semana passada. Este é o quarto encontro de Sullivan com as famílias dos sequestrados americanos.