O exército informou que pelo menos 11 terroristas foram mortos ontem em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. De acordo com o comunicado do porta-voz das FDI, nos combates que decorrem nas profundezas da cidade, as forças foram auxiliadas por aeronaves para matar três membros do Hamas que instalaram explosivos perto dos soldados.
O Canadá anunciou que está suspendendo a transferência de fundos de ajuda para a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina (UNRWA) em meio a investigação contra alguns dos seus funcionários suspeitos de estarem envolvidos no massacre de 7 de Outubro. Ontem à noite, os EUA anunciaram que estavam congelando temporariamente o financiamento da UNRWA devido à investigação.
Os Houthis no Iêmen anunciaram que um porto central usado para exportação de petróleo foi atingido esta noite por ataques dos EUA e da Grã-Bretanha.De acordo com a estação de TV “Al Misira”, que é propriedade dos Houthis, o porto de Ras Issa, no distrito de Hodeidah, foi atacado. Ontem à noite, os Houthis atacaram um navio que transportava combustível no sul do Mar Vermelho. O navio foi danificado, mas não houve vítimas no ataque. Em resposta, os militares dos EUA destruíram um lançador de mísseis anti-navio usado pelos Houthis.
O chefe da Organização Mundial da Saúde, Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou sobre o colapso do Hospital Nasser em Khan Yunis após os combates na cidade. Segundo ele, o hospital ficou sem combustível, alimentos e equipamentos médicos, e existem agora cerca de 350 pacientes e cerca de 5.000 pessoas deslocadas, depois de centenas de pacientes e funcionários fugirem do local, ele pediu um cessar-fogo imediato para permitir que o hospital retomasse seus suprimentos.
O presidente Joe Biden conversou com o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi e os dois discutiram a guerra em Gaza e seus esforços para garantir a libertação de todos os reféns em um acordo que incluiria uma pausa humanitária prolongada nos combates, disse a Casa Branca. Foi também relatado que os dois concordaram em continuar a cooperar para aumentar a ajuda humanitária a Gaza e em estabelecer as condições para uma paz sustentável no Médio Oriente, o que incluiria o estabelecimento de um Estado palestiniano. Além disso, foi noticiado que Biden também discutiu o assunto com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani. De acordo com a declaração da Casa Branca, os dois sublinharam na sua conversa que um acordo de reféns é essencial para conseguir a cessação das hostilidades e a transferência de ajuda humanitária adicional aos civis na Faixa de Gaza, e comprometeram-se a continuar os seus esforços até que todos os raptados sejam libertados.
Os aviões da Força Aérea atacaram a infraestrutura operacional do Hezbollah em território libanês, de acordo com o anúncio das FDI. Também foi relatado que um ataque foi realizado na área onde os agentes do Hezbollah estavam na aldeia de Beit Leaf, e outro ataque foi realizado contra uma estrutura militar na área da aldeia de Deir Ams, no sul do Líbano.