As IDF disseram que soldados da Brigada Nahal encontraram um túnel dentro de um quarto infantil em Baliya, no norte da Faixa de Gaza. De acordo com o comunicado do exército, o quarto das crianças fica no porão da casa, e no seu interior foi construído um poço com escadas. O poço foi destruído pelos soldados.

O Ministério das Relações Exteriores da França anunciou que um de seus funcionários morreu devido aos ferimentos após ser atingido por um bombardeio das FDI em Rafah, e exigiu que Israel investigasse o incidente. Segundo o anúncio, o funcionário do consulado francês ficou gravemente ferido na quarta-feira da semana passada, após o edifício onde estava hospedado ter sido bombardeado. Outras dez pessoas também morreram no ataque. O ministério disse que “condenam o ataque a um edifício residencial e exigem que as autoridades israelenses esclareçam as circunstâncias do bombardeio o mais rápido possível”.

As IDF anunciaram que a Força Aérea atacou uma infraestrutura terrorista do Hezbollah no Líbano. O exército informou ainda que foram detectados vários lançamentos em direção a Aramsha, e que forças de artilharia atacaram as fontes de onde partiram.

A Faixa de Gaza está isolada da Internet e das redes de telefonia celular desde quinta-feira, o período mais longo em que os residentes da Faixa de Gaza ficaram isolados do mundo exterior desde o início da guerra. Um funcionário da Casa Branca disse ao Washington Post que a administração dos EUA acredita que restaurar as redes de comunicações na Faixa é “extremamente vital”, especialmente à luz da tentativa de Israel de reduzir as baixas civis na guerra. As FDI utilizam redes sociais e mensagens de texto para transmitir mensagens aos residentes de Gaza. Elas não poderão chegar ao seu destino se as linhas de comunicação permanecerem cortadas.

A Grã-Bretanha e a Alemanha apelam a um cessar-fogo sustentável e de longo prazo na guerra em Gaza. “O nosso objetivo não é simplesmente parar os combates agora”, afirmou uma declaração conjunta do Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Cameron, e da Ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, Annale Barbock, “O objectivo é a paz que durará dias, anos, gerações”. E é por isso que apoiamos um cessar-fogo, mas apenas se for sustentável.”

As FDI anunciaram que dois soldados da reserva foram mortos ontem em combates na Faixa de Gaza. O sargento Yosef Avner Doran, de 26 anos, natural de Jerusalém, foi morto em uma batalha no norte da Faixa de Gaza. Ele lutou na unidade de mobilidade operacional (Blanam) e serviu como lutador de coleta designado na 13ª Frota. Seu funeral será realizado hoje às 13h no cemitério militar no Monte Herzl. Shelo Salzman, 24 anos, natural de Ramat Yishai, foi morto em uma batalha no sul da Faixa de Gaza. Ele serviu como soldado no Batalhão 6623 da 55ª Brigada de Paraquedistas de Reserva. Ele era filho de Ella e Michael e irmão de Lenor e Nir. Ele jogou polo aquático no departamento juvenil do Hapoel Kiryat Tivon. Seu funeral será realizado hoje às 15h no cemitério Ramat Yishai.

A Polícia Nacional do Canadá informou que um jovem foi preso e acusado de crimes relacionados com terrorismo, alegadamente dirigidos a judeus, em Ottawa, Ontário. De acordo com o anúncio, o jovem foi acusado de ajudar atividades terroristas através da transferência de material de treinamento relacionado a explosivos, e de instruir conscientemente uma pessoa a realizar atividades terroristas contra o “povo judeu”. A polícia não divulgou detalhes adicionais sobre os crimes que lhe foram atribuídos e as autoridades afirmaram que devido à sua idade é impossível divulgar mais informações sobre o seu caso.