O porta-voz das FDI anunciou que o quartel-general do batalhão Shagaiya do Hamas foi destruído em uma operação da 188ª Brigada Blindada. Segundo o exército, com a ajuda das forças de engenharia, infantaria e força aérea, o quartel-general foi destruído e os terroristas eliminados. Observou-se também que durante a operação foi destruído um poço de túnel de onde um terrorista tentou lançar um artefato explosivo sobre as tropas. Também foi relatado que numa operação realizada por uma força combinada da Brigada de Comando e da 7ª Brigada Blindada em Khan Yunis, um armazém de munições foi destruído e um poço de túnel contendo motocicletas foi localizado. Segundo o porta-voz das FDI, as motocicletas foram utilizadas pelos terroristas que participaram do ataque terrorista de 7 de outubro.

Um membro sênior do Hamas do Líbano, Osama Hamdan, disse que os túneis na Faixa de Gaza são resistentes a tentativas de inundação. A CNN citou Hamdan dizendo numa conferência de imprensa em Beirute que “os túneis foram construídos por engenheiros qualificados, que levaram em conta todos os ataques possíveis, incluindo o bombeamento de água”.

As IDF recuperaram o corpo de um refém na Faixa de Gaza, anunciou o exército. Toledano, 28 anos, foi sequestrado em 7 de outubro na festa Rave. Seu corpo foi recuperado por soldados da Brigada 551 e da Unidade 504 da Divisão de Inteligência. O exército informou que após o seu corpo ter sido identificado por autoridades médicas e rabinos militares, juntamente com o Instituto de Medicina e a Polícia de Israel, a família de Toledano foi informada de que o seu corpo tinha sido recuperado e devolvido a Israel. Ainda há 134 israelenses e estrangeiros sequestrados na Faixa de Gaza.

O sargento Oz Shmuel Ardi, soldado do 603º Batalhão de Engenharia da 7ª Brigada, foi morto ontem em uma batalha no sul da Faixa de Gaza – anunciou a IDF. Erdi tinha 19 anos e morava no Kibutz Hazor. As IDF também informaram que quatro soldados ficaram gravemente feridos nos combates na Faixa de Gaza e foram evacuados para hospitais.

Um funcionário do governo dos EUA disse esta noite que “a Autoridade Palestina se esforçará para desempenhar um papel significativo na Faixa de Gaza”, referindo-se ao dia seguinte à guerra. A fonte acrescentou também que as forças de segurança palestinas treinadas pelos EUA conseguiram impedir a atividade violenta do Hamas na Cisjordânia em 7 de Outubro. Segundo a fonte, algumas das forças de segurança palestinas podem ser utilizadas como uma espécie de “núcleo” de segurança.

O presidente dos EUA, Joe Biden, disse que “quer que Israel se concentre mais na proteção das vidas de civis (na Faixa de Gaza), não para parar de perseguir os membros do Hamas, mas para ser mais cuidadoso”. Biden disse estas coisas depois de ser questionado sobre as publicações segundo as quais os EUA querem que Israel reduza a intensidade dos combates na Faixa dentro de cerca de três semanas.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reuniu-se com a presidente do Comité Internacional da Cruz Vermelha, Miriana Spolaritz, agradeceu-lhe pela ajuda da organização na libertação dos raptados e disse que espera que ela exerça pressão pública sobre o Hamas para ajudar os sequestrados que permanecem no Faixa de Gaza. O Gabinete do Primeiro-Ministro informou que Netanyahu apresentou ao presidente da Cruz Vermelha um pacote cheio de medicamentos essenciais e “exigiu que a Cruz Vermelha cumprisse a sua missão e os entregasse aos sequestrados na Faixa de Gaza”.