O porta-voz das FDI anunciou que o sargento-mor Roi Marom, 21 anos de Ra’anana, combatente da Patrulha Harov, e o sargento-mor Raz Abolafia, 27 anos de Mashfon, combatente do Batalhão 6863 da Brigada Negev, foram mortos ontem em uma batalha no norte da Faixa de Gaza.
Um reservista da 188ª Brigada Blindada e um soldado de carreira do 605º Batalhão ficaram gravemente feridos em combate no norte da Faixa de Gaza. Dois soldados da 300ª Brigada também ficaram gravemente feridos devido a um ataque com mísseis antitanque perto da fronteira com o Líbano. Os soldados feridos foram transportados para o hospital para tratamento médico e as suas famílias foram informadas.
Um mês e uma semana depois do massacre ocorrido no dia 7 de outubro, o corpo da ativista pacifista Vivian Silver, de 74 anos, do Kibutz Bari, foi identificado ontem (segunda-feira). Descobriu-se que Silver foi assassinada no kibutz e não sequestrada para a Faixa de Gaza.
Um dos porta-vozes do governo para a mídia estrangeira, Ilon Levy, anunciou na rede social X (antigo Twitter) que as IDF começaram a transferir incubadoras de um hospital israelense para o Hospital Shifa. Segundo ele, as IDF trabalharão com “qualquer intermediário confiável” para garantir sua chegada ao destino.
Dezenas de funcionários do Departamento de Estado dos EUA assinaram memorandos internos enviados ao secretário de Estado Anthony Blinken, nos quais expressavam oposição à abordagem do governo à campanha militar de Israel na Faixa de Gaza.
Os membros do Knesset Danny Danon do Likud e Ram Ben Barak do Iesh Atid publicaram hoje um artigo no Wall Street Journal, no qual apelavam à formulação de um plano para a transferência massiva de residentes da Faixa de Gaza para países do mundo que concordaria em recebê-los. O Ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, acolheu favoravelmente a proposta dos dois e escreveu que “esta é a solução humanitária certa para os residentes de Gaza e de toda a região, após 75 anos de refugiados, pobreza e perigos”.
As forças das FDI descobriram o poço de um túnel localizado em uma mesquita na Faixa de Gaza. O poço foi descoberto durante uma operação terrestre por patrulheiros da Brigada Negev de patrulha da reserva Givati. Forças terrestres deram as coordenadas para e caças e helicópteros que atacaram um esquadrão antitanque que disparou contra eles.
De acordo com o anúncio das IDF, no último dia a Força Aérea atacou cerca de 200 alvos do Hamas, incluindo terroristas, locais de produção de armas, locais de lançamento de mísseis antitanque e quartéis-generais militares. Esta noite, a Marinha atacou um campo de treino militar e um armazém que era utilizado pela formação naval da organização terrorista.
O ministro das comunicações do Hamas em Gaza alertou que a Faixa de Gaza está à beira de um colapso total das comunicações e do serviço de saúde na quinta-feira devido ao rápido esgotamento das reservas de combustível, o que poderia exacerbar a crise humanitária em Gaza e complicar ainda mais o acesso dos residentes à assistência de emergência, informou a CNN.