Os que estão apoiando o ataque do Hamas a Israel, são a desgraça humana, o lixo da humanidade, os que fazem deste mundo um lugar sombrio, frio e sem esperança. Vocês são o que de mais atrasado e mais reacionário existe neste mundo.
As cenas que circulam nas redes sociais não deixam dúvidas da barbárie que foi o ataque surpresa do Hamas. São vídeos e fotos de civis sendo massacrados sem piedade. Mulheres e crianças sendo caçados e abatidos. Os mais sortudos são os que foram tomados reféns, entre eles bebês de colo.
Os que enaltecem estes atos são o escárnio da raça humana. Graças a vocês é que demônios como Trump, Putin, Horban, Bolsonaro e Bibi se elegem.
O total de mortos é de cerca de 350, entre eles 56 soldados e policiais. Quase 2000 feridos, sendo 300 em estado grave e crítico.
Israel está com o governo mais extremista da sua história. Nós estamos lutando a mais de 40 semanas contra ele. Neste momento estamos todos unidos pelo país. Quando este evento tiver terminado, vamos acertas as contas com Bibi, o responsável direto por uma das maiores falhas da história da inteligência israelense, só equiparada ao que ocorreu na guerra de Yom Kipur em 1973, cinquenta anos atrás.
Um exército a serviço dos colonos nos territórios ocupados. Mais preocupados em proteger religiosos radicais em pogroms contra a população palestina, deixaram acontecer a maior tragédia da história de Israel contra sua população civil.
As consequências deste ataque ainda estão por acontecer. Israel mobilizou reservistas e vai evacuar toda a população do entorno de Gaza. Uma grande operação por terra, mar e ar está em andamento. O grau de destruição será enorme e a morte de civis praticamente inevitável num território que não se preocupa com o bem estar dos seus cidadãos.
Esta provocação, em meio as negociações para estabelecer laços diplomáticos com a Arábia Saudita, vai colocar este assunto em modo de pausa. Ainda assim, parece ser um tiro no pé, na medida que dá razão a Israel quando afirma que não há como se negociar com o Hamas. Assim sendo, os saudistas podem se sentir mais confortáveis em abandonar a causa palestina, sepultando assim a criação de seu Estado.
Enquanto escrevo estas linhas, continuam caindo foguetes lançados de Gaza. Estes foguetes têm um tempo de duração de voo. São jogados para cair quando acaba o combustível que os impulsiona ao serem lançados. Desta forma, eles atingem alvos civis, principalmente prédios residenciais.
Para a população civil é uma loteria. Dependendo da distância que alguém se encontra a partir de Gaza, pode ser 15 segundos ou 1,5 minuto para buscar proteção. Todas as cidades possuem abrigos subterrâneos e os prédios mais modernos um quarto protegido com paredes de 50 cm de concreto, com janela e porta blindada.
Quantos abrigos existem em Gaza? Para a população, nenhum. Para o governo do Hamas, vários.