O porta-voz das FDI, Daniel Hagari, disse que o exército estava se preparando há algum tempo para a operação de resgate dos sequestrados Luis Herr e Fernando Melman, e aguardava as condições que permitiriam sua realização, o que aconteceu esta noite. A partir do momento em que entraram atirando no apartamento, os combatentes das FDI abraçaram e protegeram Luis e Fernando com seus corpos e uma batalha começou incluindo fortes trocas de tiros em vários locais com muitos terroristas”, disse Hagari. Ele acrescentou que um minuto após a invasão, “um apoio de fogo aéreo começou a operar, para permitir que a força cortasse o contato e atingisse os terroristas do Hamas na área”. Neste ponto, descreveu ele, os combatentes retiraram os sequestrados do apartamento e resgataram-nos sob fogo para uma área segura. Na mesma área, os dois foram submetidos a um exame médico preliminar e foram transportados de helicóptero para o hospital Sheba Tel Hashomer, onde foram recebidos por suas famílias. De acordo com Hagari, o Chefe do Estado-Maior Hartzi Halevi, o Chefe do Shin Bet Ronan Bar e o Comissário Kobi Shabtai observaram as forças em tempo real e as comandaram remotamente. O Primeiro-Ministro Binyamin Netanyahu e o Ministro da Defesa Yoav Galant também chegaram à sala de comando.
Os dois sequestrados foram mantidos no segundo andar de um prédio em Rafiah. Pelo menos três dos seus guardas foram mortos pelas equipas de resgate, que arrombaram a porta do apartamento com um dispositivo explosivo e mataram os membros do Hamas com tiros certeiros, sem ferir os raptados. Os palestinos relatam dezenas de mortos em ataques aéreos das FDI na área e em trocas de tiros com as forças.
Gefen Sigal Ilan, sobrinha de Fernando Marman que foi resgatado esta noite junto com Louis Har do cativeiro do Hamas, encontrou-se com os dois esta manhã e disse que eles “sorriram, foram perspicazes e falaram direto ao ponto”. Segundo ela, “Luis é um homem de palco e gosta de conversar, por isso conta imediatamente a todos tudo o que aconteceu”. Em entrevista ao News 12, Sigal Ilan disse que os dois “tiveram tempo de dormir um pouco antes do resgate… não sei se dormiram no chão em colchões ou em sofás, mas estavam em um apartamento, não em um túnel.”
A sede das famílias dos sequestrados saudou esta manhã o resgate de Luis Har e Fernando Marman na Faixa de Gaza, e mencionou que há outros 134 sequestrados em cativeiro. “Reforçamos e parabenizamos os soldados das FDI e as forças das FDI, que agiram com coragem e heroísmo pela libertação dos dois sequestrados, e os tomadores de decisão pela corajosa decisão”. “O destino de outros 134 raptados está agora nas mãos dos membros do gabinete antes das discussões no Cairo… A vigilância e o medo pelo seu destino estão agora aumentando ainda mais e a mão ligeira no gatilho dos assassinos do Hamas colocando as suas vidas em risco.”
O Hezbollah anunciou que o secretário-geral da organização, Hassan Nasrallah, se reuniu com o secretário-geral da Jihad Islâmica, Ziad Nahala. Segundo o anúncio, os dois discutiram os últimos acontecimentos na Faixa de Gaza e na Cisjordânia, e “a assistência prestada pelo eixo de resistência nas diversas arenas”. Também foi relatado que Nasrallah e Nahla enfatizaram a “necessidade de continuar a agir com força para alcançar a vitória prometida”.
As IDF anunciaram que dois soldados da unidade Magalhães, a brigada de comando, foram mortos ontem em batalhas no sul da Faixa de Gaza. Os mortos são o major-general Adi Eldor, de 21 anos, de Haifa, e o major-general Alon Kleinman, de 21 anos, de Telavive.