As IDF anunciaram a morte de um agente do Hamas na Faixa de Gaza que, segundo o exército, era responsável pela investigação de suspeitos de espionagem contra a organização. O exército disse que o homem morto, Bilal Nofal, participou no desenvolvimento dos métodos de interrogatório do Hamas. Também foi relatado que soldados destruíram a instalação de lançamento na Faixa de Gaza, de onde ontem foram lançados foguetes contra Netivot.
Res”r (res’) Zacharia Pesach Haber, 32 anos de Jerusalém, Res”res (res’ ) Yair Katz, 34 anos de Holon, combatentes do 87º Batalhão da Brigada de Ataque, morreram ontem nos combates no norte da Faixa de Gaza. Além disso, dois soldados ficaram gravemente feridos, um combatente da reserva, e um médico de combate da reserva da 261ª Brigada.
O Senado dos EUA rejeitou por esmagadora maioria uma proposta para obrigar o Departamento de Estado dos EUA a investigar se Israel violou os direitos humanos na guerra em Gaza. A proposta, apresentada pelo senador Bernie Sanders, obrigaria o Ministério dos Negócios Estrangeiros a emitir um relatório sobre o assunto no prazo de 30 dias, caso contrário toda a ajuda a Israel seria cancelada. Dos 100 membros do Senado, 72 votaram contra a proposta contra 11 que a apoiaram. “Devemos garantir que o uso da ajuda dos EUA é consistente com os direitos humanos e as nossas leis”, disse Sanders antes da votação. A Casa Branca anunciou que se opõe à proposta, que poderia ter levado à imposição de condições à assistência de segurança a Israel.
As FDI anunciaram que atacaram ontem alvos do Hezbollah no sul do Líbano. Segundo o anúncio, no ataque foram utilizados caças, tanques e artilharia, que operaram nas últimas horas contra a infraestrutura e edifícios da organização terrorista. Também foi relatado que ao longo do dia foram detectados lançamentos em direção a Ramot Naftali, Shoshan, Shtula e Har Manor, e que as forças das FDI atacaram as fontes de onde partiram.
O Qatar anunciou que os medicamentos para os sequestrados deverão entrar na Faixa de Gaza hoje. Os medicamentos e a ajuda serão transportados de Doha para El Arish, no Egipto, em dois aviões da Força Aérea do Qatar, em preparação para serem transportados para Gaza. O Gabinete do Primeiro Ministro confirmou os detalhes do acordo e disse que Israel insiste que todas as drogas cheguem ao seu destino. Além disso, o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu expressou o seu agradecimento a todos aqueles que ajudaram durante o processo.
O Kibutz Bari anunciou que os sequestrados Itai Sabirsky e Yossi Sharabi foram assassinados e seus corpos estão detidos pelo Hamas. Há dois dias, o Hamas divulgou um vídeo em que os dois são vistos vivos.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da administração Biden disse que o enviado especial para o Oriente Médio esteve esta semana no Qatar numa tentativa de promover a questão dos sequestrados. Segundo o porta-voz John Kirby, estão ocorrendo negociações “sérias e intensas”. Além disso, Kirby disse que Israel mudou a estratégia para combates de baixa intensidade no sul e no norte da Faixa de Gaza e que os EUA estão prontos para aumentar a ajuda humanitária entregue aos residentes da Faixa de Gaza.