As IDF anunciaram que ontem à noite liquidaram um esquadrão terrorista que tentava colocar um dispositivo explosivo perto de um tanque na área do campo de refugiados de Jaliya, no norte da Faixa de Gaza. Também foi relatado que após a identificação do esquadrão em campo pelas forças da 261ª Brigada, elas coordenaram com uma aeronave que auxiliou no ataque ao esquadrão.

As IDF relataram na manhã de terça-feira que o Sargento (res.) Elisha Yehonatan Lober, 24, um soldado do 8104º Batalhão da 179ª Brigada Blindada de Reserva, de Yitzhar e o Sargento de Primeira Classe (res.) Joseph Gitarts, 25, um soldado da 179ª Reserva do 7029º Batalhão da Brigada Blindada, de Tel Aviv, caíram em batalha no sul da Faixa de Gaza. Também foi relatado que dois soldados ficaram gravemente feridos nas batalhas no sul da Faixa de Gaza, e um soldado da reserva da brigada de pára-quedistas ficou gravemente ferido no norte da Faixa de Gaza.

O número total de vítimas das FDI na guerra é de 491, com 158 mortes desde o início das operações terrestres em Gaza.

Os militares dos EUA realizaram ataques aéreos retaliatórios na segunda-feira no Iraque, após um ataque unilateral de drone no início do dia por militantes alinhados ao Irã que deixou um militar dos EUA em estado crítico e feriu outros dois militares, disseram autoridades. O confronto foi a mais recente demonstração de como a guerra entre Israel e o Hamas está repercutindo no Oriente Médio, criando turbulência que transformou as tropas dos EUA em bases no Iraque e na Síria em alvos. Grupos alinhados com o Irã no Iraque e na Síria opõem-se à campanha de Israel em Gaza e responsabilizam parcialmente os Estados Unidos.

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir Abdullahian, referiu-se ao assassinato do líder da Guarda Revolucionária, Razi Mousavi, que é atribuído a Israel, e disse que o governo de Tel Aviv está em “contagem regressiva”. O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que Mosavi, a quem descreveu como “conselheiro do Irã na luta contra o terrorismo na Síria”, lutou durante anos ao lado do antigo comandante da Guarda Revolucionária, Qassem Soleimani, para garantir a segurança do Irã e combater o terrorismo regional.

Extensos cortes de energia foram registrados nesta noite em todo Israel. O CEO da Companhia Elétrica, Meir Spiegler, disse que a origem da queda de energia é o colapso de duas unidades de produção nas usinas Rabin e Eshkol por um motivo que ainda não foi esclarecido. “No início do problema, havia 150 mil pessoas desligadas em todo o país, e a maioria delas teve a eletricidade restaurada, 34 mil pessoas permanecem desligadas”, afirmou.

O primeiro-ministro Binyamin Netanyahu disse que está pronto para encorajar a imigração voluntária de palestinos da Faixa de Gaza, mas “nosso problema não é permitir uma saída, mas que existam países que estão prontos para receber os imigrantes”. Netanyahu disse estas coisas na reunião da facção Likud em resposta à proposta do membro do Knesset, Danny Danon, que tem promovido a questão recentemente. “Acho que lidar com essa questão é algo que também atende ao nosso interesse”, disse Danon.