O porta-voz das FDI anunciou ontem à noite que o exército está expandindo o ataque terrestre em Gaza e, ao mesmo tempo, a Força Aérea também expandiu as suas operações na Faixa.
As IDF anunciaram que neutralizaram o chefe da força aérea do Hamas na Faixa de Gaza esta noite. De acordo com o anúncio, Atsam Abu Raffa foi um dos planejadores do ataque de 7 de outubro e dirigiu os terroristas que se infiltraram na Faixa de Gaza em parapentes e dirigiu os ataques de drones que atingiram as posições das FDI.
As FDI estão se preparando para aumentar a ajuda humanitária à Faixa de Gaza, à medida que os combates terrestres se aprofundam. O exército compreende que quanto mais as forças empurrarem a população de Gaza para o sul, mais extensa será necessária a ajuda humanitária.
As FDI anunciaram que atacaram uma infraestrutura militar do Hezbollah, em resposta ao lançamento de foguetes de ontem que visava Israel e caiu em território sírio.
As FDI anunciaram que cerca de 150 alvos subterrâneos foram destruídos nos ataques noturnos de ontem no norte da Faixa de Gaza. Segundo o porta-voz das FDI, os ataques destruíram túneis de combate, espaços de combate subterrâneos e infraestruturas terroristas subterrâneas. Também foi afirmado no anúncio que cerca de 100 caças da Força Aérea participaram dos ataques.
Moradores da Faixa de Gaza disseram que os ataques daquela noite foram os piores desde o início da guerra. Segundo eles, os bombardeamentos foram incessantes na parte oriental da Faixa de Gaza, principalmente na zona norte de Jabaliya a Beit Lahia e Beit Hanun, mas também a leste de Deir al-Balah no centro da Faixa de Gaza e Khan Yunis em o sul.
Enquanto os residentes da Faixa de Gaza tentam apoderar-se de quaisquer fornecimentos essenciais restantes, uma organização na Faixa de Gaza tem um fornecimento bastante suficiente – o Hamas. Autoridades árabes e ocidentais disseram ao New York Times que há uma base para as reivindicações de Israel, segundo a qual o Hamas tem armazenado alimentos e combustível. Segundo eles, o Hamas investiu durante anos na construção de dezenas de quilómetros de túneis, onde mantém um enorme stock de tudo que for necessário para uma campanha prolongada.
Um seleto grupo de proeminentes executivos de mídia, jornalistas e editores das principais organizações de notícias internacionais se reuniram para assistir a uma exibição de imagens mostrando as atrocidades de 7 de outubro cometidas pelo Hamas contra civis israelenses. O evento marcou a primeira vez que esta filmagem foi mostrada fora de Israel e ofereceu uma visão séria das ações brutais da organização terrorista.